terça-feira, 11 de março de 2014

Yutaka Toyota - Sim, pode tocar!

Por Beatriz  Borsatto Faria



A exposição de Yutaka Toyota conta com 24 esculturas que podem ser tocadas pelos visitantes. Além disso, cada escultura tem uma caixa de som própria que é acionada por movimento. Inovadora, Toyota busca aproximar deficientes visuais da arte, bem como permitir que qualquer um tenha uma experiência diferente com a arte.

O primeiro contato com a exposição é bastante interessante. Ao fechar os olhos e tocar as obras, nota-se elementos da nossa percepção tátil que são anestesiados na vida cotidiana: texturas, temperaturas, formatos. Inicia-se uma trilha sonora que se identifica, as vezes misteriosamente, com a obra. De olhos abertos, o efeito dos espelhos curvos e das cores proporciona uma sensação diferente das anteriores, complementar.


A artista explora basicamente o uso de três materiais: aço, madeira e tinta. O uso de poucos materiais deixou em mim um gosto de “quero mais” – quero tocar mais. Acredito que a artista tenha pensado nesse efeito de suas obras no público. Vivemos em uma cidade com uma multiplicidade absurda de cores, sons, cheiros e texturas. Toyota nos dá a dica: experiencie a cidade também como arte.






Quanto: Grátis
Quando: De terça a domingo, das 11h às 17h
Onde: Centro Cultural dos Correios - Prédio Histórico (próximo ao metrô Anhangabaú)
Até quando: 11/04/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário