terça-feira, 18 de março de 2014

Duplo Olhar – Coleção Sérgio Carvalho

Por Catharina Scarpellini


A exposição reúne 116 obras do colecionador Sérgio Carvalho, e traça uma linha do tempo percorrida pela arte contemporânea brasileira rumo ao circuito internacional reunindo obras de 54 artistas Brasileiros. A curadora Denise Mattar junto com o colecionador escolheram as obras que fariam parte da exposição, por isso o Nome “Duplo Olhar.




Ao entrar no Museu  “Paço das Artes” logo avistei a exposição  da coleção de Sérgio Carvalho, que me chamou muito a atenção por três enormes fotografias de uma mulher com um boi, da Pernambucana Amanda Melo, chamado “ Round IV”,  na qual me apaixonei e assim bem rápido a exposição me conquistou. 




Lá pude ver vários tipos de obras, desde pinturas e esculturas até fotografias, vídeos e objetos todos no mesmo espaço, mas agrupados por temas : Corpo, Non-Sense Stories, Memórias - Segredos e afins, Referências, Tessituras, Paisagens-Paisagens, Luz e Narrativas. Segundo a curadora  não são conjuntos fechados mas agrupamentos líricos que se interpretam.
O primeiro espaço em que entrei, foi um dos que me chamou mais a atenção ,foi o de tema  corpo, na qual logo me deparei  com o vídeo  “Las outras” de  Paulo Meira em que há um homem pendurado por ganchos cravados em suas costas e sendo empurrado por um anão de vestido que por alguns momentos tomou minha atenção por ser meio perturbador. Depois conclui que todo o grupo de obras ligadas ao corpo eram abordadadas de uma maneira mais pesada.  

Outro espaço que me chamou a atenção foi onde o tema era Luz e Narrativa.  A escultura “Effugium” de José Rufino em um primeiro momento ganhou toda a minha curiosidade, por estar ali no meio da sala, mas logo me dei conta dos trabalhos maravilhosos que estavam “escondidos” ali por trás de fotografias escuras e sem cor que trabalhavam a luz como a fotografia “Cavalo Malhado” da Sofia Borges. 




Também gostei muito da parte do Non-Sense Stories que reúne obras muito criativas como a escultura de Flávio Cequeira , “Foi assim que me ensinaram”  ou as fotografias da Flávia Junqueira, “Série Gorlovka 1951”.Em geral gostei muito da exposição e indico muito para quem quiser descobrir artistas novos , ver belas obras e conhecer um lado muito interessante da arte Brasileira explorando varias mídias.



Local: Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Data: de 25 de janeiro, à 6 de abril
Horário: de terça à sexta, das 10 h às 19 h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário