terça-feira, 11 de março de 2014

STREET ART – Um panorama urbano



Por Isabela Lazarini



Street art  diz ser um panorama urbano que inclui alguns artistas como Banksy, Jef Aerosol, Sten Lex, Vhils, Rero, Nunca e MAISMENOS. A exposição é divida por artista, sendo composta por uma ou duas obras de cada um, acompanhada por uma breve introdução sobre o artista e seu contexto. Trata-se da arte urbana, dentro da galeria, o que nos faz questionar quanto o contexto e a forma de exposição implicam na repercussão da obra.



Haviam ali grafites emoldurados na parede, dentro de quadros. Era como querer recortar as paredes das ruas e montar uma exposição com isso, intitulada panorama urbano. Sem dúvidas, estavam ali presentes nomes de artistas fantásticos, mas na verdade era só um mero simulacro de tudo aquilo o que chamamos de arte urbana. Para ilustrar esse argumento, conto-lhes que ali se encontrava fotografias dos polêmicos e famosos grafites de Banksy, mas que reflexão isso causa a nós?




Por outro lado, a exposição também contava com artes urbanas que mais se adequavam ao ambiente e que também conseguiram me atingir com suas propostas críticas de cunho político. Um dos artistas que me ali pareceu adequado foi MAISMENOS. Suas obras são representações visuais do colapso de dos sistemas econômicos e das suas conseqüências sociais, utilizando objetos simbólicos - como, por exemplo, uma bola da copa do mundo – modifica-os artisticamente com uma proposta crítica.






Em geral a exposição conta com diferentes técnicas de arte urbana, mas que não são indicadas juntamente
com a obra. Técnicas como stencil, a serigrafia, a colagem, o grafite, entre outras. Além disso, alguns vídeos foram dispostos juntamente com as obras como uma espécie de videoclipe indicativo da composição de
algumas das obras.
 

Street Art – um panorama urbano, está aberta desde 22 de Fevereiro e vai até 20 de abril de 2014, na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111), das 9h às 19h de Terça a Domingo. A entrada é franca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário