terça-feira, 25 de março de 2014

A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras

Por Matheus Detoni




Está aberta a exposição “A Magia de Miró, Desenhos e Gravuras”. Depois de passar por vários locais do mundo, a exposição conta com 69 obras do espanhol e 23 fotografias que registram o processo de criação das obras. As fotografias foram feitas por Alfredo Melgar, que também é o curador da exposição e foi amigo do artista espanhol.




Miró trabalhando, foto tirada por ALFREDO MELGAR.


Quando vi que uma exposição sobre Miró estava aberta em São Paulo - e por um curto período- não tinha como não ir, assim como ninguém pode perder. É uma oportunidade única de acompanhar o processo criativo de um grande mestre das artes, além de fotos mostrando sua relação com as obras que fazia e onde trabalhava.
As gravuras mostram como suas obras, que alguns poderiam considerar apenas um conjunto de linhas pintadas, são consequências de uma cuidadosa elaboração, de um trabalho árduo buscando uma forma única. 






Personagem, 1977. 29,3 x 22 cm. Ceras coloridas, lápis/ cartão.




Como as gravuras apresentadas são esboços e não pretendia-se mostrá-las ao público, percebemos como difícil e trabalhoso era chegar à forma final que o artista queria. Miró consegue fazer com poucas linhas, desenhos magíficos, cheios de cor e de vida. 
Mesmo sendo esboços, nós nos envolvemos com as obras e não conseguimos parar de observá-las. Uma das minhas preferidas é a Sem Título III. Parece que foi feito ao acaso, mas vendo os esboços, Miró sabia bem o que queria fazer.





Sem Título III, 1968. 45,5 x 62 cm. Tinta chinesa e guache/ papel japonês amarelo. 


As obras estão expostas em dois ambientes. Um separado para as gravuras de Miró e outro para as fotografias de Alfredo Melgar.
A exposição pode ser vista na Caixa Cultural, que além dessa, possui outras exposições muito boas.






Onde: Caixa Cultural, Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo - SP, 01001-001


Quanto: Gratuito.


Até: 20 /04 /2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário