segunda-feira, 17 de março de 2014


INSIDE OUT - Fotografia ao ar livre 

Pauline Gras







INSIDE OUT é uma exposição de fotografia ao ar livre que quis resgatar as historias, de moradores, de um dos bairros mais antigos de Sao Paulo: Bom Retiro. Andando pelas ruas do Bom Retiro, se nota fotos imensas retratando pessoas de etnias, origens, gostos, idades, estilos diferentes. Percorrendo o bairro inteiro, podemos achar múltiplas fotos.



 As fotos são em  preto e branco e são aproximadamente de uma dimensão de 2m x 1,5m.  


O Projeto registra 150 fotos de pessoas que se instalaram na região famosa pelo comercio. As fotos transem cultura para as ruas. 



Mostra uma outra imagem do bairro, quebrando o preconceito que as pessoas tem do centro (pela proximidade a cracolandia). 
Mostra a riqueza da mistura cultural (variedade de nacionalidade, de comunidades, …).   
Sao painéis que retratam pessoas de idades diferentes, origens diferentes. Ha uma pequena historia em cada pessoa que se destaca pelo olhar, pela carreta, sorriso ou sentimento. 
As foto foram registradas pelo fotografo argentino Pablo Saborido, revelam mais do que a expressão de cada pessoa. 


Contam a historia de um bairro inteiro. Elas mostram aspectos despercebidos do bairro como a diversidade cultural (coreanos, bolivianos, judeus, católicos…) 

O Projeto INSIDE OUT , foi criado na França inspirados pelas “colagens” em grande formato do Artista JR.








O projeto da a cada pessoa a oportunidade de compartilhar seus retratos e assim transmitir uma mensagem. E uma plataforma global criada para todos para compartilhar a suas historias e transformar-las em mensagens identitária através de obras de artes publicas. Hoje existem mais de 120 000 posters no mundo com mais de 108 países desde março de 2011. 





INSIDE OUT vê suas fotos do Equador ao Nepal, do Mexico a Palestina com açoes de temas variados como a esperança, a diversidade, a violência, a mudança climática… 





Desde o dia que começou a exposição (15 de fevereiro) ela vai mudando de local. Começou na casa do povo, passou pela igreja Nossa senhora auxiliadora, nos muros da oficina cultural Oswald de Andrade. 
Hoje as fotos estão espalhadas pelo bairro.



Quanto: Gratis
Quando: Todos os dias
Aonde: Bom retiro (espalhadas pelo bairro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário