terça-feira, 25 de março de 2014

6ª RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DO Red Bull Station

Por Renata Quintieri





O Red Bull Station chega à sua sexta residência, abrigando seis artistas dispostos a trabalhar por três meses na casa, criando e gerando arte a partir de materiais diversos.

A proposta é que a obra artística deve nascer para preencher o vazio. O prédio da exposição é de 1926, antiga subestação de energia Riachuelo. É impossível separar o espaço das obras.

Os artistas Alessandra Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Raquel Uendi, Rodolfo Parigi e Thiago Honório inauguram essa exposição que marca também o encerramento de um período marcado pelo processo. Assim, logo que suas obras são expostas, seis novos artistas ocupam seus lugares no prédio e dão início a um novo processo criativo.


Entre as obras está a instalação Trabalho, de Thiago Honório, onde o artista enfileira os materiais usados pelos pedreiros durante a reforma do prédio (uma reforma que, tudo nos indica, não parece ter fim); com isto incita a relação entre trabalho e resistência.  Também de sua autoria, temos o painel Pintura de Parede, composto por lixas de parede utilizadas na reforma da casa do próprio artista.


Thiago Honório
Pintura de Parede, 2014
Lixas gastas utilizadas na pintura das paredes da residência do artista no período da realização da resistência artística na Red Bull Station
300 cm X 275 cm



Rodolpho Parigi criou durante a residência a personagem Fancy Violence, que lhe serviu de aparato e preenchimento do seu vazio interno. Aparecendo caracterizado da mesma –salto alto, batom, vestido preto-, ele interpola nossos limites expondo sua obra que, ao mesmo tempo que nos convida, nos repele.


Rodolpho Parigi
Biblia Cucetas, 2014
Tinta acrílica sobre faiança e bíblia
29 cm X 26 cm X 17 cm















Rodolpho Parigi
Fancy Violence 3, 2014
Tinta à óleo sobre poliéster
278 cm X 181 cm



















Além da exposição propriamente dita, o público é convidado a conhecer o espaço de criação dos residentes, no segundo andar do prédio há a possibilidade de “espiar” os quartos dos artistas e, ao final do corredor, há a “Galeria Transitória”. Nela, diferentes obras de vários artistas transitam até que sejam colocadas em um espaço fixo na exposição ou, simplesmente, retornem ao seu criador. A ideia é divulgar e dar uma chance à obra de ser vista pelo grande público.


Vale a pena conhecer o espaço, próximo ao metro - sem “crise” para visitar; além da possibilidade de cruzar com os artistas e discutir suas obras.


RED BULL STATION
Praça da Bandeira, 137, Centro, SP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça a Sexta: 11h às 20h - Sábado: 11h às 19h

DURAÇÃO
18 de fevereiro a 16 de abril

PREÇO $
Grátis

LINKS RELACIONADOS
http://redbullstation.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário