quarta-feira, 19 de março de 2014

Only You - Leonardo Kossoy

Por Dan Rudra



A exposição Only You reúne 145 imagens (composta por fotografias, vídeos e instalações) do fotógrafo paulistano Leonardo Kossoy. O artista retrata atores nus a sós ou interagindo em dupla, aproximando-se e distanciando-se, em movimento que oscila entre atração e repulsão, que sugere  a coreografia de um diálogo impossível.

Casal Nu em Ação 0,70 x 2,10

Os ambientes aproveitam  de jogos de luz e sombra, dos exageros dos gestos, da sensualidade e da expressividade dos corpos e o movimento insinuando silhuetas tremidas, para realçar todo o potencial dramático de um questionamento existencial. 

Caixa de sentimentos 3,10 x 2,0


O nome da exposição é inspirado na canção Only You (Só você), do The Platters, que foi hit em 1956. Leonardo Kossoy tomou emprestado o título em inglês para nomear seu trabalho, cujo o tema são os desafios e possibilidades do relacionamento a dois. Para isso o autor buscou uma estratégia de fragmentação, explorando os meios significantes da fotografia e vídeo para colocar em posições pré-codificadas. A Nudez é utilizada como uma maneira de expor um desnudamento da noção de interioridade. Busca abalar as estruturas de um nós amoroso excessivamente apoiado em noções de interioridade e unidade, deixando terreno aberto a se pensar o relacionamento a dois em bases mais exteriores e múltiplas.

As obras são inspiradas em quadros de pintores como Caravaggio e em Francis Bacon para encontrar modelos de perspectiva, enquadramentos e iluminação. Dessa pesquisa surgiu a opção por cubos e pelo fundo preto no qual caminhamos por todo o labirinto da exposição.

Sufocamento 1,5x1,5
Co
A série fotográfica foi realizada entre 2011 e 2013 e representa o primeiro trabalho de Kossoy em estúdio com modelos nus, encaixotados ou em situações dramatizadas.

"Eu procurava drama. Para realizar os ensaios eu encontrei um casal que resolveram a questão da expressão cênica. Tinha que ser ator. Gosto muito de ópera, de gestos extremos", diz Leornado Kossoy.  

A frase de Kossoy representa fielmente impressão que se tem do momento em que você entra, até o momento em que você sai da exposição Only You. Vale a pena uma visita. Muito legal a interação multimeios realizada pelo artista.


Panorâmica da exposição


Onde: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo/SP
Data: 20 de fevereiro a 30 de março de 2014
Horário: 11 às 20 hs.
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário