terça-feira, 13 de maio de 2014

O CAÓTICO DE FLEMMING


por Manuela Carvalho

Antigo frequentador do curso de Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado, o pluri-artista Alex Flemming tem alguns trabalhos inéditos expostos na Galeria Paralelo, em Pinheiros. As pinturas em exposição tem toda a sua base no trabalho Caos, desenvolvido por Flemming em seu ateliê em Berlim ao longo de 2005.


Com planos de fundo caóticos e personagens transparentes, Flemming confunde ao mesmo tempo em que maravilha, contradizem o tema da coleção: retratos. A transparência da pele é o que intriga, o que é afinal um retrato se seu objeto de interesse é invisível? Com suas pinceladas de intensidades variadas, o artista retrata cenas do cotidiano, quando não íntimas, e questiona com os contrastes que cria o relativismo e o conhecimento.

O casamento (2014)
acrílico sobre tela      140 X 200cm

São, ao todo, 13 telas, uma mostra pequena e bastante íntima - você toca a campainha da galeria para entrar e é recibido por uma moça simpática -, porém incrível, com quadros que, por mais confusos que pareçam, após alguns minutos de observação se tornam fluidos e realmente agradáveis ao olhar. Reconhecer-se - uma das propostas do trabalho de Flemming - não é difícil em suas pinturas, não é, afinal, incomum ir a um oculista ou jogar uma partida de futebol. Um jogo interessante ao longo da visita é fazer uma pequena busca, quadro a quadro, do carimbo com a assinatura do autor.

O jogador de futebol (2013)
acrílico sobre tela      180 X 150cm

O oculista como paciente (2011)     
acrílico sobre tela      140 X 200cm

Além de todos os encantos de sua obra, o pintor nos dá ainda outro, um último presente: um quadro pequeno, porém exclusivamente significativo, um retrato das chaves de seu ateliê.

Sem título (2013)
acrílico sobre tela      50 X 60cm

Onde: na Galeria Paralelo, Rua Artur de Azevedo, 986, São Paulo, Brasil
Quanto: basta tocar a campainha
Horários: segunda a sexta, 10h às 19h - sábado, 11h às 17h
Até quando: 12 de junho de 2014
Links relacionados: www.paralelogaleria.com.br
                                www. alexflemming.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário