terça-feira, 15 de abril de 2014

Por: José Antonio Piné






Fotógrafo Jacques Henri Lartigue
Instituto Moreira Sales



"Adoro captar as coisas em pleno ar, deter o movimento no calor da hora, 
preparar uma armadilha para o instante fugaz..."

Jean-Loup Sieff, retrato de Jacques Lartigue, Paris, 1972

Jacques Henri Lartigue (1894-1986) foi um dos maiores fotógrafos do século XX. Mas sua obra fotográfica só foi reconhecida na década de 60, quando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentou pela primeira vez seu trabalho com fotografia. Antes disso, sua notoriedade era como pintor. 

Coco, Hendaye, 1934


Renée no Palm Beach, Cannes, agosto de 1931


Charly, Rico e Sim, Rousat, setembro de 1913
Bibi, Biriatou, julho de 1929




Nesta segunda exposição dedicada a Lartigue no Brasil e que está aberta ao público no Instituto Moreira Sales, sua obra foi revisitada a partir de dois elementos: o ar e a água, seus temas prediletos. 

São 117 fotos e duas ampliações composta em quatro espaços diferentes, cada qual dedicado a uma temática particular do fotógrafo.
Como um diário fotográfico do século XX, suas fotos nos mostram um retrato da “bélle époque”, mesmo nos momentos mais difíceis do século passado.


Aterrissagem de Robert a bordo do Pic. no.3. Robert, James e o agricultor, Rouzat, setembro de 1910


Automóvel Delage, Grande Prêmio de Automóvel Clube da França, circuito de Dieppe, Le Tréport, 26 de junho de 1912





Com um talento singular, Lartigue captura com sucesso os instantes mais fugazes, especialmente os corpos e objetos em movimento e no júbilo daquilo que não toca o chão: saltos e cambalhotas, carros em alta velocidade, aviões voando, quedas e mergulhos.
O conjunto de sua obra fotográfica pertencente ao Estado francês desde 1979, e é composta de 135 álbuns diagramados por ele mesmo, chegando a 14.423 páginas.


Bibi, lua de mel no Hotel des Alpes, Chamonix, janeiro de 1920

Chau Volton na praia de Garoupe, Cap d'Antibes, julho de 1932
Suzanne Lenglen, Nice, maio de 1921

A exposição no Brasil, além das 117 fotografias, é complementada por um conjunto de obras que nos permite uma aproximação ainda maior dos procedimentos de Lartigue: citações extraídas de seu diário íntimo, uma seleção de fac-símile expostos em vitrine (páginas de álbuns e agendas ilustradas com desenhos), um filme tirado em família durante o verão de 1914 e documentos testemunhando a história de seu reconhecimento como fotógrafo, negativos impressos em vidro, além de suas primeiras fotografias colorida em croma, uma tecnologia pouco acessível para a época.







Data da visitação: 14/04/2014
Onde: Instituto Moreira Sales
Endereço: rua Piauí, 844, 1o. andar, Higienópolis. Telefone: (11) 3825 2560
Horário: segunda a sexta, das 13h às 19h. Sábado, domingos e feriados, das 13h às 18h.
Entrada franca.
www.ims.com.br

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