terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Praça Paulo Kobayashi - Arte Urbana

                                                                          Por Elis Manukian
No centro da cidade, próximo ao Palácio Anchieta, habita uma praça recheada de arte, centros esportivos e indivíduos inusitados. 
Apesar de gostar muito do centro e frequenta-lo periódicamente, nunca havia reparado neste lugar. Talvez porque, mesmo sendo revitalizada há pouco tempo, 2012, hoje se encontra mal cuidada e pouco “usada”. Ela possui uma quadra de basquete, uma pista de skate e, como expressão artística, um painel enorme de 10 metros grafitado por artistas importantes do cenário urbano.
A arte tem como tema o meio ambiente e por isso é nomeada de “Floresta Urbana”.
O termo mal cuidado, ao qual utilizei anteriormente, não deve ser relacionado a arte mal vista pelo paulistano. Há uma diferença entre grafite e pixação, o primeiro é uma forma de arte, exige uma técnica e um conceito. Cada artista tem um estilo diferente, desde cores diversas à influências variadas. Já na pixação, podemos ver uma forma de expressão, o mais comum são nomes “fixados” como se marcassem algum tipo de território, ou frases que protestam sobre temas variados, de preferência o governo. 
Nessa obra, o curador Binho Ribeiro teve a colaboração de mais sete artistas: Nem, Nick, Does, Evol, Snek, Feik e Sr. Max. Além desta, há grafites e pixações que completam o espaço de 1.500 metros quadrados. 
No total, podemos ver grandes obras de mais de 30 artistas, entre eles, os mais renomados são Zezão, conhecido por grafitar em lugares bizarros como a galeria de esgoto do rio Tietê; Chivitz, que era repórter da antiga emissora MTV e assim expandia a cultura urbana; Minhau, a “musa” do grafite, esposa do Chivitz e conhecida por desenhar gatos grandes e coloridos; Presto, aquele que desenha personagens aaaaaltos e divertidos; e Bue, o belga. 

Praça Paulo Kobayashi, Viaduto Jacareí - Rua Dona Maria Paula - Centro





Nenhum comentário:

Postar um comentário