terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento


                                                 Por José Carlos Malafaia Ferreira


                                                      



Jacques Henri Lartigue (1894-1986) não se considerava um profissional da fotografia como o seu contemporâneo André Kertész (1894-1985) e Richard Avedon (1923-2004). Sentia-se privilegiado, uma vez que nunca precisou de trabalho para custear a sua fotografia recreacional (como costumava definir). Mas é reconhecido como “pioneiro da fotografia moderna” pela curadoria de Arte Moderna de Nova York, em 1963. Ano em que expôs pela primeira vez, já aos 69 anos.

E é esse pioneiro que é homenageado com uma exposição que o Institituo Moreira Salles apresenta na capital paulista desde 12 de Fevereiro.

Nesta mostra vemos os relatos fotográficos que Lartigue colecionou durante a sua vida, desde os oito anos de idade até os 92 anos. Ele passeia com o olhar e a câmera em busca de cliques que capturem instantes em que o movimento é o tema.

Amigos em aventuras lúdicas, a água, o vento, as corridas de autos, os saltos que impulsionam a imaginação a um voo sem rédeas são deliciosamente expostos numa delicada construção poética.

Há escritos do próprio fotógrafo que compõem esse grande apanhado de sua vida ali exibidos. Sua verve poética, também na escrita, está bem documentada em diários e citações. 


O homem que desliza na água, singrado pela luz do Sol que alvorece é uma das imagens que me tocaram nesta exposição que recomendo.

                                          Ao amanhcer, Setembro de 1929.
                                       

“O vento, a chuva, as ondas são as únicas coisas que sabem encontrar uma brecha e penetrar na minha memória.”. Lartigue.

                                         Tempestade em Nice, 12 de Março de 1934


JACQUES HENRI LARTIGUE
Instituto Moreira Salles. Rua Piauí, 844, tel. 3825-2560.
3ª a 6ª, 13 h/ 19 h; sáb., dom. e feriado., até 18 h. Grátis. Até 25/5.
                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário